Diversos
Pouca coisa foi publicada sobre a infância de Lev Semynovich Vygotsky, sabe-se que ele nasceu em 5 de novembro de 1896 nas proximidades de Minsk. Foi o segundo de uma família de oito filhos.
Seus pais eram membros bem instruídos de uma comunidade judaica da Gomel, seu pai trabalhava como chefe da departamento no Banco Unido e como representantes de uma companhia de seguros. Os Vygotsky aparentavam ter boas condições financeiras para proporcionar uma excelente educação para seus filhos. Possuíam uma vasta biblioteca, e seus filhos tinham tutores para os ensinar em casa.
Lev Vygotsky mudou seu nome para Vygotsky porque acreditava que sua família tivesse vindo originariamente de uma aldeia chamada Vygotovo.
Vygotsky frequentou as turmas mais adiantadas do Gymnasium judeu particular em Gomel. Sob o governo czarista os judeus não tinham voz ativa, e nem muitos direitos. Para um judeu cursar o ensino superior o governo decretou uma cota de admissão, o que para Vygotsky era muito bom, pois com suas medalhas de ouro sua admissão era garantida. Porém o governo divulgou uma circular dizendo que as matrículas dos judeus seria por sorteio, por sorte Vygotsky foi um dos sorteados e começou a estudar na universidade de Moscou.
Dentro da universidade era influenciado por sua origem judaica, a escolha das matérias, os cursos que estavam disponíveis, etc.
Frequentou medicina, e logo depois passou para o curso de direito. Frequentou a universidade de Shanjavsky, que não oficialmente reconhecida.
Concluindo seus cursos retornou a Gomel e teve permissão para lecionar em escolas estaduais.
Conclui-se que o período de Gomel marca a origem do pensamento psicológico de Vygotsky pois foi lá que realizou suas primeiras experiências psicológicas e deu suas primeiras palestras sobre o assuntos relacionados a educação e filosofia.
Vygotsky casou-se com rosa Smekhova. Sofria de tuberculose por várias vezes ficou em sanatórios para tratar a doença.
Sua vida nem sempre