Diversos
O que é?
A hanseníase também conhecida como Lepra ou doença de Hansen, é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
Sinais e os Sintomas
Os sinais e os sintomas inicias podem ser:Erupção cutânea formada por uma ou várias áreas esbranquiçadas e planas e sem sensibilidade, ou pequenos nódulos ou erupções cutâneas elevadas com tamanho e forma variados, acompanhada de perda de pelos corpóreos, incluindo as sobrancelhas e os cílios. Outros sintomas podem ser: Lesão de nervos periféricos, Fraqueza muscular, Lesões na planta dos pés, Lesão das vias nasais, Lesão dos olhos pode causar cegueira, Impotência e Esterilidade, pois a infecção pode reduzir tanto a quantidade de testosterona quanto a quantidade de espermatozoides produzidos pelos testículos.Os sintomas iniciais manifestam-se entre o 1º e o 7º ano após a infecção, ou muitos anos mais tarde, dependendo da resposta imune do indivíduo.
Tipos
Hanseníase indeterminada: forma inicial, evolui espontaneamente para a cura na maioria dos casos e para as outras formas da doença em cerca de 25% dos casos. Geralmente, encontra-se apenas uma lesão, de cor mais clara que a pele normal, com diminuição da sensibilidade. Mais comum em crianças.
Hanseníase tuberculóide: forma mais benigna e localizada, ocorre em pessoas com alta resistência ao bacilo. As lesões são poucas (ou única), de limites bem definidos e um pouco elevados e com ausência de sensibilidade (dormência). Ocorrem alterações nos nervos próximos à lesão, podendo causar dor, fraqueza e atrofia muscular.
Hanseníase borderline (ou dimorfa): forma intermediária que é resultado de uma imunidade também intermediária. O número de lesões é maior, formando manchas que podem atingir grandes áreas da pele, envolvendo partes da pele sadia. O acometimento dos nervos é mais extenso.