Diversos
Hinduísmo ou Bramanismo é a principal religião da Índia, reunindo uma enorme variedade de crenças e cultos.
Na origem do hinduismo está a religião dos arianos, povo que invadiu a Índia por volta de 1.500 a.C. Os seus deuses representavam as diversas forças da natureza, como Varuna (Vida), Indra (Céu) ou Agni (Fogo).
Livros Sagrados:
Veda (c.1500 -1000 a.C). Apenas os nascidos duas vezes os podem ler, estão escritos em sânscrito (arcaico). Compostos por quatro colecções de cantos sagrados e formulas de oferendas. Fixam a ordem do mundo, a posição dos vários deuses, fornecendo igualmente o grande tema para a religião hindu: a salvação da alma através da sabedoria e do sofrimento corporal.
Upanishadas (c.800-300 a.C). Ensinam que toda a realidade assenta na consciência individual, e a alma só pode ser libertada através do conhecimento.
Smarti (inicio da Era Cristã). Acessíveis a todos. Insistem na salvação através da participação na ordem cósmica.
Deuses
No Hinduísmo existem milhares de deuses ou emanações divinas. A sua devoção ou popularidade depende muito da região ou de cada comunidade. Entre eles destacam-se três
Brama (Brahman), o deus impessoal, uma espécie de energia cósmica mantém um permanente ciclo de criação-conservação-destruíção dos cosmos.
Vishu (Visnu), guardião da ordem cósmica. Está ligado às castas superiores da India.
Shiva (Siva). Deus criatividade, destruição, representa o conjunto das forças obscuras, transgressoras, mesmo maléficas. Exprime o desapego do mundo.
Entre as muitas deusas (Devis), destaca-se Parvati. irmã de Visnu, esposa de Siva, combate o mal, vela pela segurança das pessoas, em especial das crianças. É muito popular.
Os deuses estão algures no "céu", mas muitas vezes para salvar as comunidades humanas ou responderem ao apelo de crentes, manifestam-se entre os humanos sob diversas formas, denominadas avatares. A mais famosa destas encarnações divinas é Rama (cfr.