diversos
A avaliação de desempenho é uma ferramenta que possibilita uma maior transparência na relação empresa-empregado. Na medida em que é comum não saber o que se espera do nosso desempenho profissional ou que expectativas o chefe tem relação ao funcionário. Dessa maneira avaliação tem como objetivo mensurar tudo o que abrange o perfil técnico e comportamental, essa ferramenta pode e deve estar avaliada a promoções horizontais e verticais e ainda serve para identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
Muitos funcionários são demitidos sem entender o porquê, havendo a metodologia de avaliação implantada esses fatos tendem a diminuir à medida que a produtividade e o foco em resultados aumentam, propiciando o sucesso organizacional.
A Gestão de Competências engloba os processos de selecionar, capacitar, desenvolver, avaliar, movimentar e reconhecer os colaboradores. Esses processos estão interligados hoje e a base deles é a competência.
A seleção é feita a partir do cargo, o que é exigido para aquele cargo, vaga. Para ter certeza que a pessoa tem aquela competência ou competências que o cargo exige é feita a avaliação por competências, e a partir disso pode-se fazer um reconhecimento financeiro, uma remuneração variável.
Com base nisso podemos dizer se a competência é humana, comportamental, técnica ou funcional e depende de como o cliente quer usar. Então pode-se definir uma dessas classificações dentro da competência para depois agrupar isso na hora de avaliar uma determinada pessoa.
A competência compõe hoje uma revisão no qual mantêm as informações daquela pessoa em um histórico; a proficiência como vai medir essa competência; as competências essências que deram origens a essa competência; as evidencias que vão formar a avaliação detalhada; itens de desenvolvimento que vão orientar depois na formação do PDI (plano de desenvolvimento individual) e os itens de medição que comprovam que a pessoa/colaborador adquiriu aquela