diversos
Objetivo
Fazer corpos de provas de concreto pré-moldado com traço de 1: 2: 2,5; descobrir sua resistência estimada em kgf/cm2 e seu MPa com 58%, 81% e 100% de cura, fazer seu test slump e ver se sua trabalhabilidade é conformável.
Materiais
4 corpos de prova D por 2D com D= 10cm conforme a norma
4 baldes com medidas em litros.
1 pá.
1colher de pedreiro.
Energia elétrica.
Betoneira.
Cimento cauê - F32 - 2,5litros.
Areia média - 5litros.
Brita 1 - 6,25 litros.
Água – 1,800litos.
Cone de Ferro.
Vibrador e/ou uma barra de ferro para socar o concreto nos seus recipientes.
1 Trena.
Olho diesel.
1 Chapa de ferro 0,60x0,60
Prensa de Concreto.
Sala de umidificação.
Metodologia
Usar os baldes, colher de pedreiro e a pá para separar os matérias para o preparo: cimento, areia, brita e água. Ligar e colocar na betoneira a brita e 50% de água e por para bater alguns segundos, logo em seguida a areia, o cimento e o restante da água e deixar bater por mais 5 minutos.
Ensaio “Test Slump”
Assim terminado, pegue a chapa de ferro e deite-a perto da betoneira e apanhe o cone e a colher de pedreiro, chame um ajudante para apertar cone na chapa e segura-lo. Feito isso, a cada 1/3 do volume preenchido pelo concreto batido, socar 25 vezes a parte colocada, conforme a normatização do test slump. Ao encher o cone, retire o excesso e espere 5 segundos e puxe o cone para cima. No fim terá um corpo parecido ao cone um pouco desmanchado; com isso coloque o cone de ferro ao lado e anote a diferença da altura entre o cone de ferro e o de concreto, esse será o resultado do Slump.
Ensaio de “Pull Off”
Coloque o concreto de volta na betoneira e bata por alguns segundos. Aperte as borboletas do corpo de prova e passe olho diesel dentro deles e encha os com o concreto. Soque o concreto dentro do corpo de prova com o vibrador para compactar o concreto.
Após sua pega (6h), retire o cilindro de dentro do corpo de