Diversos
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
DINÂMICA DE GRUPO II
Prof. Mércia Aparecida S. de Melo e Silva
Carlos Alberto Gomes de Fraga
Fernanda Menezes Teixeira
Grupo Operativo
OLINDA
2014
GRUPOS OPERATIVOS
O grupo operativo foi criando pelo médico psiquiatra Pichon-Rivière, a partir de sua experiência em um hospital de Buenos Aires, onde naquele momento havia uma greve de enfermeiras que inviabilizou o atendimento aos pacientes portadores de doenças mentais.
Assim, Pichon surge com a proposta de que os pacientes "menos comprometidos" pudessem dar uma assistência aos "mais comprometidos". No decorrer dos trabalhos, percebeu-se que começou a haver uma identificação entre os pacientes, um relação de parceria e, além disso, uma de troca de lugares o que acarretou numa melhor integração do grupo. A partir daí Pichon começou a desenvolver vários trabalhos a fim de aperfeiçoar a sua técnica e então criou a Teoria do Grupo Operativo.
A técnica do grupo operativo diz respeito a um trabalho com grupos, onde o objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos.
A seguir, passamos apresentar algumas definições referente ao grupo operativo, sua forma de funcionar e os papeis que se destacam.
DEFINIÇÃO DE GRUPO
“Grupo é um conjunto restrito de pessoas que, ligadas por constantes de tempo e espaço, e articuladas por sua mútua representação interna, se propõem de forma explícita ou implícita à realização de uma tarefa, que constitui sua finalidade, interatuando para issoatravés de complexos mecanismos de adjudicação e assunção de papéis”.(Adjudicação = entregar a outros o que é seu)(Assunção = assumir o que é dos outros para si)
GRUPO INTERNO
É a reprodução ou recriação de objetos, relações e vínculos relativos a experiências passadas, geralmente associadas ao grupo primário (família).