diversos
A ISO é uma organização mundial para normatização (Internacional Organization for Standardization) localizada em Genebra na Suíça, foi fundada em 1947.
A finalidade da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem cento e dezenove (119) países membros. A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT é o representante brasileiro. Sendo que ela trabalha com cento e oitenta (180) comitês técnicos (TC) e centenas de sub-comitês e grupos de trabalho.
2.4.2 Norma ISO 14000 de sistema de gestão ambiental
Conforme Oliveira (2005), a ISO 14000 é uma série de padrões, internacionalmente reconhecidos, por estruturar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) de uma organização e o gerenciamento do desempenho ambiental. As empresas ao implantar um SGA devem investir tempo para o planejamento, já que as atividades não são simples. As atividades são de uma complexidade onde a administração da organização precisa envolver todos em seu processo.
Segundo o mesmo autor, a ISO 14000 teve início na conferência das Nações Unidas, realizada em Estocolmo (Suécia), no ano de 1972, mas somente teve relevância e passou a ser tratada com maior importância a partir da Conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro em 1992.
A ISO 14000 tirou a sua base na publicação pela Bristish Standard Institution da norma BS-7750, uma norma sobre gerenciamento ambiental.
Ainda, segundo Oliveira (2005), a ISO 14000 tem como uma das prioridades a proteção dos empregados, através do cumprimento de toda a legislação e regulamentos. A comunicação entre os stakeholders é de essencial importância para a administração, estabelecendo metas e objetivos, onde implanta uma visão do ambiente como uma forma sistemática, melhorando, portanto a sua performance.
Conforme Oliveira (2005), as normas ISO 14000 foram desenvolvidas pelo comitê técnico TC-207 da ISO,