Comércio Exterior
O QUE SERIA? ( ref. Pag. 227 ) Conjunto de elementos articulados entre si, que executam ações sistematizadas com objetivo de tornar disponível para o consumo um produto ou serviço, e está inserido na cadeia logística, e seus participantes são fabricantes, atacadistas, distribuidores, varejistas e consumidor final.
OBS:
Participantes primários: fabricantes, atacadistas e varejistas.
Participantes especializados: são os que prestam serviços aos participantes primários. Vale observar, que as operações são de igual importância. O que difere uma da outra é a adequação da mesma a sua necessidade.
-OBJETIVO
Disponibilizar produto com rapidez;
Reforçar potencial de vendas;
Facilitar fluxo de informação e material;
Reduzir custos da forma integrada.
-FUNÇÃO
Induzir a demanda;
Satisfazer a demanda;
Serviços pós-compra;
Troca de informação.
Os canais de distribuição pode ser distribuídos da seguinte forma:
-VENDA DIRETA( ref. Pag. 228 ) A venda direta consiste na operação em que o produto exportado é faturado pelo próprio produtor ao importador. Este tipo de operação exige da empresa o conhecimento do processo de exportação em toda a sua extensão, responsabilizando-se ñ somente pela adequação de seus produtos àquela praça negociadora, em função das suas preferências e hábitos de consumo, costumes e aspectos culturais.
-VENDA INDIRETA( ref. Pag. 228 ) A venda indireta é realizada por intermédio de empresas estabelecidas no Brasil ou no exterior que adquirem produtos para exportá-los.
- AGENTES COMERCIAIS( ref. Pag. 229/230/231 ) Os agentes comerciais atuam como facilitadores do processo mercantil, esses intervenientes operam de forma independente e, por vezes com uma relação comercial muito mais próximo do consumidor final do que as empresas vendedoras. EX.:
. Agentes comissionados;
.Agentes distribuidores;
.Agentes exportadores;
.Agentes compradores.
-EMPRESAS COMERCIAIS