diversos
Custos logísticos
Custos logísticos são todos os custos relacionados com a logística de uma empresa, entre os quais se podem destacar os custos de armazenagem, custos de existência (stock), custo de ruptura de stock, custos de processamento de encomendas e custos de transporte. Os custos logísticos são, geralmente, os segundos mais importantes, só ultrapassados pelos custos da própria mercadoria. Por isso, saber gerir esses custos pode ser crucial para a sobrevivência da empresa (Ricarte, 2002). A gestão destes custos é feita através do planeamento de custo ou do précálculo de custo pois estes permitem determinar os padrões de custo de produção ou produto/mercadoria (Chiavenato, 1991, p.
130).
Custos logísticos
Os custos logísticos representam geralmente 5 a
35% das vendas, dependendo do tipo de negócio, da área de processamento e do rácio de valor de uso dos materiais e produtos em questão. A logística representa um dos maiores componentes de custo de uma empresa, sendo apenas excedida pelo custo de mercadorias vendidas por grosso ou a retalho. Apesar de implicar estes custos, a logística é vital para o sucesso de uma empresa. Esta acrescenta valor e traduz-se num aumento da competitividade, já que possibilita o aumento do nível de serviço.
Custos logísticos
Ao exprimir os custos logísticos como percentagem do PIB, uma redução na mesma traduzirse-á num aumento de eficiência de um sistema logístico.
Esta redução no custo relativo permite uma maior competitividade por parte das empresas, já que tem um impacto directo no custo de produzir bens.
CUSTOS LOGÍSTICOS
Custo estimado da Logística por país
PAÍS
Custo da Logística em % do
PIB
CHINA
14,5
JAPÃO
10,1
FRANÇA
11,7
ALEMANHA
11,8
ITÁLIA
12,6
HOLANDA
12,2
PORTUGAL
13,6
ESPANHA
12,1
SUIÇA
13,2
INGLATERRA
12,2
USA
8,5
CUSTOS LOGÍSTICOS
CUSTOS LOGÍSTICOS
15 a 16% do PIB