diversos
Segundo Junqueira, negociação é o
Processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (JUNQUEIRA, 1991, p. 12).
Nessa concepção, este trabalho visa explanar sobre a importância da negociação na comunicação, seja lá qual for o interesse desta. Para isso, arcabouços teóricos dos métodos serão mostrados a fim de se criar um maior entendimento sobre o tema.
O presente estudo será estruturado da seguinte forma: o primeiro capítulo apresenta a importância da negociação. O segundo capítulo será reservado a explanar os objetivos da negociação, bem como sua classificação. E por fim, o terceiro capítulo abrangerá as etapas de negociação e suas análises.
1 SOBRE A NEGOCIAÇÃO
Sabe-se que a negociação pode ser praticada tanto para resolver quaisquer tipos de questões: pessoais, profissionais, em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, de libertação de reféns, entre outros.
Quando um negociador se prepara para realizar esta atividade, inicialmente realiza uma preparação defensiva, pois é normal acreditar que os interesses das pessoas com quem negocia são os mesmos que possui. Por isso é indubitável tentar se antecipar aos reais interesses. Uma tarefa realmente complicada, pois primordialmente é preciso estar consciente dos próprios interesses, estes devem estar bem claros e definidos para você mesmo.
Prosseguindo, muitas vezes é possível encontrar uma saída que considere os interesses de ambos, mas pra isso, é importante abranger os interesses da pessoa com quem vamos negociar e ser claro em relação aos nossos interesses. Exemplificando, quando duas pessoas desejam um