diversos
O nitrogênio foi descoberto em 1772 por Daniel Rutherford e Priestley, independentemente. Mais tarde, recebeu da parte de Lavoisier (1775-1776) a designação de "azoe", e de Chaptal (1790) a de "nitrogênio".
São inúmeros os compostos deste elemento, quer no domínio da química orgânica, quer da inorgânica. Entre estes últimos são especialmente importantes: compostos binários (azoto e hidrogénio, oxigénio, halogéneos e metais); oxácidos do azoto e respectivos sais; ácido cianídrico, cianetos e seus derivados complexos. Entre os compostos binários de azoto e hidrogénio são conhecidos, em particular, o amoníaco, a hidrazina e azoimida ou ácido hidrazóico. O mais notável é, sem dúvida, o amoníaco. Excelente dissolvente quando liquefeito, é, por outro lado, um importante dador electrónico: daqui o seu comportamento como base e a sua capacidade de coordenação.
Ocorrência
A concentração de nitrogénio na atmosfera é de cerca de 78,03 %, sendo portanto o ar a principal fonte comercial deste elemento. Após a liquefacção do ar procede-se a um conjunto de destilações fraccionadas para separar as diversas componentes do ar líquido, de entre os quais o nitrogénio.Esta substância elementar foi liquefeita pela primeira vez em 1883 por Wrobliski e Olzewski. O nitrogénio pode também ser produzido através da combustão de carbono ou hidrocarbonetos no ar, retirando-se então o dióxido de carbono e a água dos produtos gasosos por intermédio de técnicas apropriadas.
________________________________________
Criocirurgia
Refrigerante (azoto líquido)
Produção de amoníaco
Aplicações
O nitrogénio gasoso tem uma larga aplicação na indústria, destacando-se as indústrias química, alimentar, eléctrica e metalúrgica. Na indústria química, é usado para diluir gases reagentes, para aumentar o rendimento de algumas reacções, para diminuir o risco de fogo ou explosão de certas reacções ou, ainda, para evitar a oxidação, decomposição ou hidrólise de