diversos
CAMPUS DE ROLIM DE MOURA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIÁRIO DE ESCOLA
Por: Paula Patrícia Nascimento de Oliveira Souza
Trabalho apresentado como requisito avaliativo parcial da Disciplina de Psicologia da Educação, sob orientação da Profª. MS. Bianca Santos Chisté.
Rolim de Moura (RO)
Julho/2013
PENNAC, Daniel. Diário de escola. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
1) Fale um pouco sobre o autor. Quem é o que faz, onde nasceu etc.
R: Daniel Pennac que tem como nome real Daniel Pennachioni é um dos mais importantes escritores franceses da época, nascido em Casablanca, Marrocos, em 1944. Estudou literatura e dedicou-se ao ensino, começou sua carreira de escritor com livros infantis. Em época de escola era considerado mau aluno, enfrentou muitas dificuldades em sala de aula durante a infância e a adolescência. Devido a isso, sua mãe nunca se sentiu totalmente segura do seu presente. Superando a insegurança de sua mãe devido ao lento analfabeto que foi, hoje se tornou um dos mais bem-sucedidos homens de letras do presente.
2) Descreva a forma que o livro esta organizado e o tema central.
R: O livro está organizado em forma de capítulos. Tem como tema principal a vida e a trajetória escolar do mau aluno que foi, e se superou se tornando um grande professor o autor Daniel Pennac.
3) Faça um breve resumo sobre o livro.
R: O autor de “Diário de Escola” apresenta ao leitor uma abordagem original e sutil sobre a dor e a solidão do aluno com baixo rendimento escolar, o sofrimento e as dificuldades que o aluno enfrenta para superar esse trauma. Retrata, com fina ironia, os conflitos vivenciados pelos alunos com dificuldades de aprendizado. Condenados por seus próprios pais e mestres, esses jovem, logo cedo acreditam que o futuro será apenas uma extensão de seu fracasso escolar. Prisioneiros de um presente perpétuo, crianças e adolescente vagam pelos