DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
INTRODUÇÃO 2
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL 3
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL 3
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO 5
CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL 6
CONCEITO DE MUDANÇA 8
CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO 10
BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
Mudança é hoje, parte da vida de grande maioria das organizações. Mudança de mercado, de tecnologia, de influência e pressões da sociedade, de situações de competição, nos meios de informação nas condições físicas e ecológicas em geral, legais e outras, fazem parte do ambiente dessas organizações. Igualmente, mudam-se as necessidades e metas de seus membros.
A rápida transformação pelas quais passam hoje os mercados está criando novos desafios para a organização. Desafios que envolvem uma mudança comportamental, e basicamente uma forma de educação especializada, orientando o colaborador na assimilação de novos hábitos e praticas de trabalho.
Ao educar de modo permanente o colaborador adquire experiência com um profundo senso de influência social. O treinamento pressupõe reconhecimento e ação no meio onde atuamos – no lar, na escola, no trabalho etc...
Este estudo cientifico tem como objetivo principal treinar os colaboradores, orientando-os sobre procedimentos, cultura e a importância de seu papel para o crescimento e desenvolvimento da empresa.
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
O desenvolvimento organizacional surgiu em 1962 para facilitar o desenvolvimento e o crescimento das organizações. Sua definição é de comportamentalismo característico que se refere à organização como um conjunto de atividades diferentes realizadas por pessoas diferentes que trabalham em prol da mesma.
O desenvolvimento organizacional se opõe a organizações tradicionais que utilizam sistemas mecânicos que enfatizam os cargos da empresa e as pessoas individualmente, que mantém o relacionamento entre patrão e funcionário através da imposição, divide o trabalho e supervisão de forma rígida, centraliza o