Diversos
[pic]
Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, a escolha de Fevereiro para o Desafio Literário 2010, “O fantástico mistério de Feiurinha” não está relacionada ao filme recém lançando com o mesmo título.
Escolhi a leitura de “O fantástico mistério de Feiurinha” tendo em vista um trabalho realizado por colegas cursistas do Pró-Letramento de Alfabetização e Linguagem que fiz no ano passado. Na ocasião manifestou-se em mim o desejo pela leitura, mas faltou-me a oportunidade e o necessário tempo, de modo que, quando o desafio de fevereiro sugeria um livro que remetesse aos contos de fadas, agarrei a oportunidade e saí em busca do título
Resumo do livro: Uma das princesas dos contos de fadas some e todas as outras se sentem ameaçadas a terem seus “viveram felizes para sempre” arruinados. Elas descobrem que a princesa Feiurinha desapareceu, porque sua história não era escrita, nem passada de geração a geração verbalmente. Elas saem a procura da história de Feiurinha com ajuda de um escritor, mas ninguém conhece a história. Até que todas as personagens descobrem a pessoa que conhece o “mistério” de Feiurinha (não vou contar quem!) e o escritor pode reescrever a história para que ela seja lembrada e volte ao reino das princesas.
O que achei do livro: Como imaginei foi uma leitura encantadora e divertida. Pedro Bandeira soube bem ressaltar a importância dos leitores para tornar uma história um sucesso e determinado personagem inesquecível. O universo dos contos de fadas é extremamente rico e deve ser explorado não apenas por crianças, como por todos os leitores que se dispõem a exercitar a imaginação de uma forma leve, divertida e capaz de nos levar as mais diversas situações.
Este desafio literário, apesar de estar apenas no segundo título, já me trouxe inúmeras surpresas. Surpresas agradabilíssimas: conhecer pessoas que como eu adoram livros, outros que criticaram minha listinha tão modesta