Diversos
9. Suportes ou escora: P artem do caule e atingem o solo, e sua principal função é aumentar a fixação do vegetal.
10. Tabulares : são achatadas, e encontradas em florestas densas, sendo responsáveis pela fixação, podendo também serem respiratórias.
11. Estrangulantes: Raiz que se enrola nas árvores que lhe serve de suporte provocando posteriormente o estrangulamento delas. São exemplos os cipós-mata-pau ( Ficus sp.).
12. Sugadoras ou Haustórios: Presentes em hemiparasitas e holoparasitas, perfuram o caule do hospedeiro em busca se nutrir. Crescem até o sistema vascular da planta hospedeira da qual retira os nutrientes (seiva). Ex: cipó-chumbo e erva de passarinho.
13. Exemplo de Haustório: erva de passarinho
14. Respiratórias ou Pneumatóforos: ramificações com geotropismo negativo que buscam oxigênio cujo teor reduziu-se num solo alagado. É o caso das raízes secundárias da Rizophora mangle .
15. Cinturas: raiz com tecidos especializados em absorver e reter água diretamente do ar atmosférico, característica fundamental para as epífitas, plantas inquilinas que vivem sobre outras plantas, geralmente em busca de um ótimo em luminosidade. Ocorre nas raízes das orquídeas.
16. Grampiformes: semelhantes a pequenos grampos para a fixação de plantas trepadeiras. Ex: Hera
9- INCAPACIDADE PARCIAL PERMANENTE é a redução parcial da capacidade detrabalho, em caráter permanente- Esta incapacidade corresponde à lesão que, não provocando morte ouincapacidade permanente total, é causa de perda de qualquer membro ou parte do corpo, perda total do uso desse membro ou parte do corpo, ou qualquer reduçãopermanente de função orgânica.- A vítima desse tipo de incapacidade é incluída nas estatísticas de acidentadoscom “lesões com perda de tempo”.
10- INCAPACIDADE TEMPORÁRIA TOTAL é a perda da capacidade de