Diversos
(Programa de assistência à saúde da mulher)
1. ASSINSTÊNCIA NO PRÉ-NATAL
1.1- Baixo risco: A atenção ao pré-natal consiste em um acompanhamento minucioso durante a gravidez, implica considerar os aspectos sociais, culturais, psicológicos e biológicos da mulher que está incluída no processo gravídico.
O principal objetivo é acolher a mulher desde o princípio da gravidez, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem estar materno e neonatal. Na assistência ao pré-natal é importante que o profissional tenha sensibilidade para compreender o ser humano, suas crenças e valores e o seu modo de vida, que esteja disponível e atento as necessidades da mulher e família e tenha habilidade de comunicação, baseada na escuta e na ação dialógica. O profissional de saúde faz parte da rede de apoio da gestante, contribui para fortalecer os potenciais desta para que possa conduzir o parto e assumir o protagonismo do processo de nascimento.
A Equipe de Saúde da Família deve acompanhar a gestante nas consultas individuais, nos grupos de educação em saúde, e em visita domiciliar para garantir a realização do pré-natal. Além de realizar busca ativa em caso de gestantes faltosas ou dificuldade de acesso ao serviço de saúde.
Para o acompanhamento do pré-natal humanizado e em equipe são definidas algumas atribuições para os seguintes profissionais: Agente Comunitário de Saúde; Técnico de Enfermagem; Enfermeiro e Médico, Cirurgião - Dentista.
1.2-Auto Risco: A gestação é um fenômeno normal e na maioria dos casos, sua evolução ocorre sem qualquer complicação, cerca de 10 a 20% das mulheres, a gestação pode ocasionar problemas mais ou menos graves que se enquadram nas gestações de alto risco.
Na identificação destes fatores de risco o profissional de saúde deverá encaminhar a gestante para o serviço de Pré-natal de Alto Risco, via SISREG, mas, o monitoramento e o acompanhamento da gestante devem ter continuidade no Centro de Saúde com a