Diversos
Desde os primórdios o homem sempre buscou dominar tudo ao seu redor. E dentro das maiores conquistas da civilização humana o domínio do fogo pelo homem foi a maior delas. Desde então o homem conseguiu se aquecer, cozer seus alimentos, fundir metal para a fabricação de utensílios e armas, instrumentos e máquinas, que tornaram possível o desenvolvimento do presente.
Mesmo sendo esse um grande fato, o fogo ao mesmo tempo que constrói também pode destruir muito. Sem o devido domínio, ele pode devastar tudo o que, por sua própria ação, foi possível construir. E quando nos sentimos ameaçados pelo fogo, nossa reação se assemelha muito a do homem primitivo - fugir, assim como o primeiro homem fugiu ao vê-lo.
Os primeiros homens, ao primeiro contato visual com o fogo, fugiam por desconhecerem a sua natureza. Não tinham conhecimento técnico de que um simples punhado de terra bastaria para apagar uma pequena chama. Por sua falta de conhecimento de como combatê-lo, fugiam, deixando que ele se expandisse e tornasse em grandes proporções.
No entanto hoje, o homem não precisa mais se evadir, pois conhece o fogo como um reação química, tendo descoberto, a partir daí, como combatê-lo, utilizando métodos e equipamentos adequados. Concluindo, o homem sabe (por experiência e observação) que fuga, como primeira reação, é sempre uma atitude errada, tendo em vista que:
* O homem conhece a natureza do fogo;
* O início do fogo é sempre pequeno;
* O homem possui os equipamentos necessários para