Diversos
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Faculdade Anhanguera de Bauru - 5ª Série
Prof. Vanderley Soares - Vandsoares@uol.com.br
4. TÉCNICAS DE ANÁLISES POR ÍNDICES
4.1. Introdução É uma técnica para calcular e interpretar os principais índices econômicos e financeiros apresentados pela empresa, após decorrido um período de atividades.
Esses índices são calculados com base nos demonstrativos elaborados pela área contábil.
São índices que permitem analisar a situação econômico-financeira da empresa em determinada data. Exemplos • situação da estrutura financeira • nível de rentabilidade • dependência bancária, etc.
4.2. Legislação A legislação não define quais índices devam ser publicados ou analisados. O que existes são metodologias conhecidas: fórmulas e forma de interpretar os resultados.
4.3 Função dos índices financeiros Calcular índices consiste em relacionar contas e grupos de contas (entre o ativo e o passivo). Os índices fornecem medidas, ou parâmetros, para que a situação econômico-financeira possa ser avaliada.
Devem-se utilizar índices que sejam apropriados ao tipo de análise desejada.
Há duas categorias básicas de índices: • Índices p/ análises da situação financeira: destinados a medir a ESTRUTURA DE CAPITAL e a situação de LIQUIDEZ da empresa. • Índices p/ análises da situação econômica: destinados a medir a RENTABILIDADE apresentada num período.
4.4. Usando os índices
4.4.1. Estrutura de capital a) índice: participação de capitais de terceiros em relação ao passivo total (endividamento)
Fórmula:
índice = Capital de terceiros x 100 Passivo total
Este índice mostra a participação do capital de terceiros (dívidas) no total de recursos que financia o ativo, ou seja, apresenta o quanto o capital de terceiros está financiando o ativo da empresa.
Interpretação do