Diversos
Os fluidos contidos em uma rocha reservatório devem dispor de certa quantidade de energia para que possam ser produzidos. Essa energia, que recebe o nome de energia natural ou primária, é o resultado de todas as situações e circunstâncias geológicas pelos quais a jazida passou ate se formar completamente.
Para conseguir vencer toda a resistência pelos canais porosos, com suas tortuosidades e estrangulamentos, e se deslocar para os poços de produção, é necessário que os fluidos estejam submetidos a certa pressão, que é a manifestação mais sensível da energia do reservatório.
São 3 os principais mecanismos de produção de reservatório: mecanismos de gás em solução, mecanismos de capa de gás e mecanismo de influxo de água. Os dois primeiros são mecanismos exclusivamente de reservatório de óleo, enquanto que o último pode ocorrer também em um reservatório de gás. Existe ainda o que se chama de mecanismo de segregação gravitacional que corresponde à manifestação do efeito da gravidade, que ajuda no desempenho dos outros mecanismos.
2 - MECANISMOS DE PRODUÇAO DE RESERVATORIO
2.1- Mecanismos de gás em solução
Considere uma acumulação de hidrocarbonetos líquido em uma estrutura isolaram semelhante à mostrada na figura 1. O reservatório não esta associado a grandes massas de água ou de gás natural. Suas fronteiras não permitem fluxos em qualquer sentido, impedindo a penetração de fluidos que possam expulsar a mistura de hidrocarbonetos para fora da estrutura.
Figura 1
Em um reservatório com essas características, como não existe a possibilidade de interferência do ambiente externo, toda a energia disponível para a produção se encontra armazenada da própria zona do óleo.
A medida que o óleo vai sendo produzido, a pressão interna do reservatório vai se reduzindo e, como conseqüência, os fluidos la contidos (óleo e água) se expandem. Ainda devido à redução de pressão, o volume dos poros diminui em função da