Contabilidade
A Cornelder Moçambique s.a.r.l. é uma empresa bastante ampla e com uma natureza de negócio de dimensao maior ainda, a entrada e saída de contentores e carga diversa. No que concerne ao número de mulheres lá empregadas, infelizmente o número ainda deixa a desejar, segundo o sector de recursos humanos num universo de 500 trabalhadores apenas existam pouco menos de 50 trabalhadoras, distribuídas entre os sectores de informática, controle e registo de mercadorias numa área por eles designada por Balança. Procuramos saber as razoes para a elevada diferença no número de mulheres e homens empregados, e como resposta foi a baixa procura por parte das mulheres em relacao ao serviço, talvez porque elas nao apreciam aqueles trabalhos.
Uma outra questão levantada foi sobre o acesso as vagas de trabalho da empresa, se na altura da contratação havia uma diferenciação entre homens e mulheres e nos foi garantido que o processo era o mesmo para ambos os sexos, quanto á desigualdade salarial também nao haviam assimetrias no interior da organização e que o dilema da empresa era “salário igual por trabalho igual”. Perguntámos também se haviam mulheres a ocuparem cargos de chefia e a resposta foi positiva, fazendo uma comparacao entre homens e mulheres nesses altos cargos há mais homens, mas ja há planos de promoção de mais mulheres para altos cargos visto que elas tem mostrado muito profissionalismo e capacidade de competição.
Procuramos saber de algumas trabalhadoras se enfrentavam algumas dificuldades dentro da organizacao, e elas foram unânimes em afirmar que uma das maiores dificuldades é o facto de em alguns sectores elas trabalharem em turnos e por vezes obrigadas excederem suas horas de trabalho diario ou ate mesmo pernoitarem na empresa. Nao tem sido facil conciliar esta parte do emprego com a vida pessoal visto que muitas delas sao maes, esposas e donas de casa. Quanto ao papel tradicional da mulher, ou seja, ser mae, nao