diverso
A BUSCA PELO CONHECIMENTO
Ludimilla Silva Rocha1
RESUMO: Este trabalho expõe o empreendedorismo familiar na sociedade. Trata do tema de forma expositiva e comparativa com o meio social que nós vivemos. Muitos campos dessa área já foram estudados, sempre na busca de melhor entendimento de como uma pessoa empreendedora é capaz de multiplicar seu campo de visão e consegue passar seus ensinamentos aos familiares a seu redor. Os questionamentos são muitos, especialmente, na trajetória histórica dessas famílias no campo do empreendedorismo.
PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo. Sociedade. Familiares.
1 O empreendedorismo e a organização
Ao longo de sua existência, o empreendedorismo tem sido comentado e estudado por diversos campos. Muito além do que se imagina, essa área é hoje responsável pela criação de riquezas de um país. A sociedade, de modo geral, é moldada com atos e fatos que às constroem, ou seja, é estreita a ligação entre a capacidade de mudança e a criação de um modo de pensar. Desse ponto é que se pode compreender como uma sociedade se torna plena de capacidade intelectual e de caráter evolutivo. A obtenção dessas características traça um perfil significativo de empreendedor. Seus resultados são pautados com a criatividade, a flexibilidade, a inovação, e a visão de oportunidade. Para Morgan (apud Polli et.al., p. 3) o desenvolvimento de sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões tradicionais de ordem social [...]. Então, têm-se mais forte, a compreensão de que uma sociedade não se modifica com atos moralmente definidos e sim com fatos idealizadores.
Desse modo, verifica-se a necessidade de não somente ter uma pessoa empreendedora no meio externo, mas de pessoas que possam manter e continuar uma cadeia de ideias familiares. Nesse contexto, surge o interesse em se estudar o processo sucessório de empreendedorismo familiar em uma sociedade. Nos últimos anos, o interesse