Diversidades dos Seres Vivos
QUESTAO 1 – O que é Evolução?
Evolução é a mudança das características hereditárias de uma geração para outra ao longo do tempo, havendo modificações ou alterações da forma, da fisiologia e do comportamento dos organismos.
QUESTÃO 2 – Dissertação sobre a Evolução
A evolução é uma grande teoria da biologia podendo ser definida como “a variação nas frequências alélicas de uma população, ou seja, alterações características que são transmitidas entre gerações, podendo se suceder a partir de mecanismos como a seleção natural”. A evolução já tem prova científica, segundo o qual o homem evolui de ancestrais comuns com outros animais, tendo como exemplo o réptil primitivo que é ancestral dos dinossauros e das tartarugas. Desta forma, o homem tem o ancestral comum com todos os animais viventes e os extintos, sendo que o ancestral comum do homem com o macaco viveu a muito menos tempo que o nosso ancestral comum com a minhoca. Segundo comprovações científicas, o genoma humano tem uma similaridade de cerca de 99,5% com o genoma dos macacos. De acordo com a embriologia comparada o desenvolvimento do embrião humano se assemelha tanto com o do macaco que, praticamente a única diferença é a presença da cauda.
Charles Darwin apresenta a evolução por meio da seleção natural, enunciando que indivíduos que possuem características específicas que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes. Sob este prisma, indivíduos menos aptos tendem a desaparecer, resultando em uma população mais bem adaptada ao ambiente.
A seleção natural é bastante parecida com a artificial, só que essa última é o resultado de ações humanas (diretas ou indiretas) sobre determinado organismo. A penicilina, por exemplo, foi bastante usada há algumas décadas como principal agente de combate a bactérias e, atualmente, não é eficaz no tratamento de algumas doenças. Pode-se chegar a