Diversidade
Durante a colonização do Brasil, houve intenso contato entre a cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos escravizados.
Em decorrência desse contato, ocorreram modificação, tanto na cultura dos europeus recém-chegados que assimilaram muitos traços culturais dos outros povos quanto na dos indígenas e africanos, que foram subjugados e perderam muitas de suas características culturais. Desse processo de contato a mudança cultural resultou a cultura brasileira.
Quando seres humanos de grupos diferentes entram em contato direto e contínuo, geralmente ocorrem mudanças culturais, pois se verifica a transmissão de traços culturais de uma sociedade para outra. Alguns traços são rejeitados; outros são aceitos e incorporados, quase sempre com mudanças significativas, à cultura resultante.
Esse processo de mudança cultural provocada pelo contato entre dois ou mais grupos culturalmente distintos, e no qual um desses grupos assimila aspectos da cultura de outro grupo, é tradicionalmente conhecido como aculturação. Entretanto nos anos 70, alguns cientistas sociais, como o antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro( 1922- 1997), questionaram essa conceituação.
Na verdade, diziam eles, a adoção de traços cultura is de um grupo por outro geralmente envolve desigualdades ou assimetrias, como ocorre, por exemplo, como relação entre povos indígenas e a sociedade capitalista no Brasil. Não se trata de uma relação entre iguais, mas de uma relação de dominação. Essa dominação pode ser de tal forma intensa que não deixa ao grupo subordinado nenhuma alternativa senão aculturar-se (LINDOLFO, Felipe. In: Dicionário de Ciências Sociais, op., p. 19)
OLIVIERA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia Ensino Médio, São Paulo, Ática, 2008. p. 193
"
ACULTURAÇÃO: Processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes, entrando em contacto contínuo, originam mudanças importantes em uma delas ou em ambas. Quando dois ou mais