diversidade e reprodução das plantas.
e fisiologia das plantas
Capítulo
4
Diversidade e reprodução das plantas
Acredita-se que algas verdes primitivas, ancestrais das plantas atuais, foram os primeiros organismos multicelulares a colonizar a terra firme. A conquista desse novo ambiente pelas plantas permitiu a chegada dos animais, que delas passaram a se alimentar.
Neste capítulo, apresentamos características gerais das plantas, seus ciclos de vida e sua diversidade, além de comentar as tendências mais recentes da classificação do grupo.
4.1 Características gerais das plantas
Atualmente, definem-se plantas como organismos que apresentam embriões multicelulares maciços, que se desenvolvem à custa do organismo materno.
4.2 Plantas avasculares: briófitas
As briófitas não possuem tecidos condutores de seiva. A fase dominante no ciclo de vida é o gametófito, e o esporófito depende dele para viver.
4.3 Plantas vasculares sem sementes: pteridófitas
As pteridófitas possuem tecidos condutores de seiva bem diferenciados. A fase dominante no ciclo de vida é o esporófito, que depende do gametófito apenas no início de seu desenvolvimento. 4.5 Plantas vasculares com flores e frutos: angiospermas
As angiospermas são as plantas dominantes no planeta e constituem a maior parte da vegetação.
Elas diferem das gimnospermas principalmente por apresentarem flores e frutos.
113_144_CAP04_BIO2_PNLEM-3.indd 113
Cacho de frutos do guaraná
(Paullinia cupana), planta amazônica com propriedades estimulantes e cardiotônicas. O extrato das sementes do guaraná é utilizado na fabricação de refrigerantes desde o início do século XX.
(aumento 33).
werner rudhart / Kino
4.4 Plantas vasculares com sementes nuas: gimnospermas
As gimnospermas apresentam como grande novidade evolutiva a semente. Este foi um fator preponderante no sucesso das plantas traqueófitas na conquista dos ambientes de terra firme.
113
4/14/10 8:49:15 AM