DIVERSIDADE E PLURALIDADE CULTURAIS
EMÍLIA CAMPOS DE ANDRADE SOUZA
DIVERSIDADE E PLURALIDADE CULTURAIS
GOVERNADOR VALADARES
MAIO DE 2014
EMÍLIA CAMPOS DE ANDRADE SOUZA
DIVERSIDADE E PLURALIDADE CULTURAIS
Trabalho em Grupo apresentado como requisito avaliativo parcial da disciplina Estudos Disciplinares II do primeiro período do Curso de Graduação em Sociologia da Universidade Paulista – UNIP.
Orientadora: Profª. Silmara Machado
GOVERNADOR VALADARES
MAIO DE 2014
INTRODUÇÃO
Foi proposta pela Professora Silmara Machado, na disciplina Estudos Disciplinares II, atividade avaliativa onde nós alunos, deveríamos refletir sobre a Resolução CNE nº 4/2010 e sobre o texto de Eduardo Galeno, O mundo. Em seguida, deveríamos elaborar um novo texto destacando a diversidade expressa no documento do Ministério da Educação e no texto lidos. Segue, então, nossa reflexão.
Diversidade e pluralidade culturais O Brasil é um país com dimensões continentais. Possui enormes contrastes culturais, sociais e econômicos. A Resolução nº 4 de 13 de julho de 2010, do Ministério da Educação trata da diversidade, igualdade, pluralidade, respeito, justiça social, solidariedade e sustentabilidade em seus diferentes níveis. É preciso dar condições ao educando para o acesso à escola, sua permanência e garantir o sucesso de seu aprendizado. Prepará-lo para exercer sua cidadania valorizando sua experiência escolar e respeitando suas individualidades, particularidades, direitos e liberdades. À escola cabe organizar seu currículo de maneira flexível, considerando as dimensões do educar e do cuidar, ressignificando e recriando a cultura herdada pelos alunos, reconstruindo-se as identidades culturais e valorizando, sempre, as raízes próprias de cada região. O currículo precisa atender tais diversidades e pluralidade culturais criando critérios que orientem a organização do trabalho escolar em suas multidimensões,