Diversidade, desigualdade e violencia na sociedade brasileira
Como sabemos o brasil, é um país rico de belezas naturais, e com muitas diversidades cultural, resultado do processo histórico.
A cultura brasileira é composta por uma diversidade cultural, que se desenvolvel desde os tempos da colonização.Quando os europeus chegaram no Brasil, tiveram uma estranhamento, com os povos indígenas, tendo uma atitude etnocênttrica. Logo em seguida vieram os africanos, que foram escravizados pelos europeus. Teve então uma mistiçagem de cultura entre os europeus, indígenas e os africanos. Resultando na diversidade da cultura brasileira, no que diz respeito aos costumes, práticas, valores , crenças entre outros aspectos que costumam chamar de caratér nacional.
O Brasil é um país com muitas diversidades, mas também com muitas desigualdades.Ainda nos tempos atuais, há quem acredita que essa mistura de etnias tenha promovido uma democracia racial ao longo dos séculos. Pois os europeusnão troxeram consigo apenas suas culturas, crenças, culinárias entre outros, mas também troxeram atitudes e reações, como achar que a maneira deles eram as certas, vieram juntos o preconceito, tanto dos indíos quantos dos negros. E até hoje sofremos num onde há diferenças entre raças e classe social. Como diz o antropólogo Darcy Ribeiro citado no “Educa mais Brasil”, mais do que preconceitos de raça e cor, têm os brasileiros um forte preconceito de classe social.
A desigualdade social é uma das maiores causas de violência, principalmente entre os jovens. Um dos fatores que evidenciam a desigualdade social e expoem a população jovem à violência é a condição de extrema pobreza que atinge 12,2% dos 34 milhões de jovens brasileiros, membros de famílias com renda per capita de até ¼ do salário mínomo, afirma a pesquisa feita pela pesquisadora Enid Rocha. A grande parte destes jovens são afrodescendentes, que são excluidos da sociedade. O preconceito maior é o racial, os próprios brasileiros descriminam a população