Diversidade cultural
Preservação do respeito à diversidade cultural na escola e comunidade.
1.1 TÍTULO
Diversidade Cultural
2. PROBLEMA E JUSTIFICATIVA
Trabalhar o tema Preservação do Respeito á Diversidade Cultural na Escola e na Comunidade é muito importante e necessário, pois vivemos em um país que tem uma diversidade muito grande de etnias, culturas, e de costumes.
Então coloco o problema: Como trabalhar a diversidade cultural na escola fazendo com que alunos, pais e professores e comunidade conheçam, compreendam e respeitem o outro? E que demonstrem estas atitudes no dia-a-dia?
Estas questões devem ser discutidas na escola com alunos, pais, professores e com toda a comunidade, sendo atual, relevante e muito abrangente podendo ser direcionado para análise de diferentes aspectos como conhecer, aceitar e acima de tudo respeitar o outro, num ambiente que se transforme em conhecimento das diferentes culturas.
Podemos observar a diversidade que está em nossas escolas, uma miscigenação de raças que resultou em descendentes de alemães, poloneses, japoneses, índios, africanos... e que trazem consigo uma rica herança de costumes e crenças que não podem ser deixadas de lado na produção do conhecimento e na valorização do ser humano.
Trabalhar valores na escola, mostrando o quanto é importante o respeito, quem e o quê precisam ser preservados, apontando soluções para os problemas e agindo de forma que envolva a comunidade, é um dos caminhos a ser seguido, pois acredito que através da reflexão e ação, muda aos poucos a mentalidade do ser humano, criando novas maneiras de relações entre diferentes povos e culturas.
Segundo Morin (2001, pg 56)
A cultura é constituída pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras, normas, proibições, estratégias, crenças, idéias, valores, mitos, que se transmite de geração em geração, se reproduz em cada individuo, controla a existência da sociedade humana, arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cada cultura é singular. Assim, sempre