diversas concepçoes da etica
Diversas concepções da Ética.
Aluna: Ana Paula de Oliveira Cunico
Turma: 2 2
Ano: 2014
Trabalho de filosofia – Nova Erechim – 23\04
Introdução
- Ética
Originada da palavra “ethos”, significa “ modo de ser”, “caráter”, “costume”, “comportamento”.. Procurando descobrir o que se esconde por trás do nosso modo de agir, e estabelecer maneiras de sermos e agirmos. Podemos dizer então que a ética estuda o “bem e o mau” para nós. A ética, ao contrario da moral, busca fundamentos para as nossas ações morais principalmente pela razão.
Diversas concepções da ética
Ética Antiga
Buscava o melhor modo de viver e conviver, isto é, o melhor estilo de vida, tanto na vida individual ou em sociedade. A ética incluía os estudos que atualmente são a antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética, ou seja, direta ou indiretamente ligados ao que influencia na maneira de viver ou ao estilo de vida. Após revolução industrial, a maioria dos estudos da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, hoje em dia, vemos a ética como "a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas”, que busca explicar e justificar certas ações de uma sociedade humana, e procura soluções para problemas comuns no grupo.
Ética Medieval A filosofia católica limita o desenvolvimento livre da pessoa racional. Nesse período o domínio das verdades reveladas pela palavra divina, não permitia a contestação de ninguém. Impedindo assim que a razão do conhecimento agisse. Ocorre a limitação ética, pela religião, com o objetivo de fortalecer as revelações dos deuses junto com as pessoas. Filosofia Católica aproveita a Antiguidade deixou, principalmente de Platão e Aristóteles, mas é