Divergências de erros de estoque
RESUMO
A necessidade de melhor operar seu setor de estoque tem obrigado empresas a realizar grandes investimentos nesse setor de alto custo. Ainda somado a necessidade de diversificar seus produtos, buscando qualidade e especificidade para sincronizar e aumentar a celeridade de produção e entrega da mercadoria final para o cliente. Sabendo dessas dificuldades e atuais necessidades, o presente trabalho buscou compreender os principais motivos que geram a acuracidade de um determinado estoque. Além disso, entender os diferentes tipos de estoque, materiais e suas especificidades quanto estocados. Após analisar as causas dos erros entre o estoque físico e o registrado no sistema, o trabalho focou em ferramentas e estratégias que visam diminuir custos, investimentos, desperdícios e perdas de materiais em estoque. Também enfatizou a necessidade de atualizar este setor com os demais e também treinar seus colaboradores, já que uma das causas da diferença entre estoque físico e registrado no sistema pode ser o não treinamento do funcionário para a determinada função. Tudo isso foi realizado através de leituras sobre pesquisadores da administração e que abordam o gerenciamento de estoque em seus trabalhos e livros.
Palavras chave: estoque, acuracidade, erros de registro, causas. INTRODUÇÃO
Com o mercado cada vez mais acirrado pela competição entre diversas empresas de um mesmo setor, muitas dessas marcas são obrigadas a diversificar e aperfeiçoar seus produtos e a maneira pelo qual são oferecidos. A produção, elaboração, design, orçamento, marketing e outros mais fatores que influenciam no contexto de um determinado produto são de suma importância para o desempenho e até mesmo, sobrevivência de uma empresa nos dias atuais.
Nesse intuito, o presente trabalho busca focar o setor de controle de estoque e a sua grande importância no contexto interno de um empreendimento. Pois através do controle de