divercidades
Este trabalho tem por objetivo discutir os conceitos da diversidade na organização e refletir sobre seus diferentes aspectos, com base na Teoria da Identidade Social. A diversidade deve ser compreendida e bem administrada apesar de não haver um consenso sobre sua efetividade, pois esse é assunto vem ganhando espaço nas organizações.
Introdução
A diversidade é um assunto novo e controverso, pois as pesquisas na área que justificam como positivas para o desenvolvimento da organização ainda são recentes.
Apesar das inconsistências a respeito da diversidade na organização é indiscutível que o nível de inclusão vem ganhando evidência nas organizações no mundo todo e não há ainda um consenso sobre o modelo de gestão a ser utilizado.
Os vários modelos divergem entre si o que geram mais discussões em torno do assunto ao invés de desenvolvê-lo. Alguns acreditam que a diversidade é uma questão de respeito e valorização, para outras é uma definição de cada uma delas.
As questões levantadas pelos dois modelos não deixam claro o conceito da diversidade e colocam em dúvida os estudos futuros relacionados ao desenvolvimento da diversidade na organização. Diversidade: Conceito e Definições
O significado do termo diversidade na organização é complexo, pois há abordagens diferentes sobre o assunto.
Há três principais vertentes de pensamento que definem a diversidade. A primeira e mais comum define a diversidade a partir da identidade social e diferenças entre grupos como um todo. A segunda define a partir da identidade pessoal, as características e comportamentos particulares de cada um. E a terceira defende a ideia de uma mistura de pessoas onde são observadas as diferenças e as semelhanças entre elas.
Em todas elas é preciso identificar os tipos de diferenças o que entre grupos se torna uma tarefa complexa. Essas diferenças podem ser classificadas como:
Visíveis: raça, sexo, idade, atributos físicos, entre outras.
Não visíveis: classe social, formação