Diurese
INTRODUÇÃO O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc. O termo micção define o esvaziamento da bexiga urinária da urina nela contida. Entretanto, antes que isso possa acontecer, a urina deve ser transportada do rim até a própria bexiga.
Os órgãos urinários compreendem os rins, que produzem a urina, os ureteres ou ductos, que transportam a urina para a bexiga , onde fica retida por algum tempo, e a uretra, através da qual é expelida do corpo. Os rins mantêm normais às concentrações de íons e água pela absorção balanceada dessas substâncias com excreção na urina. A regulação do volume extracelular do fluido é feita quando o volume do fluido extracelular diminui também a pressão arterial. Se o volume e a pressão do sangue caem demais, o corpo não pode manter o fluxo sanguíneo adequado para o encéfalo e para outros órgãos essenciais. (SHILVERTHORN,2003).
Eles são fundamentais na regulação do volume e da composição do líquido extracelular( intersticial), através de mecanismos complexos que incluem variações das pressões vasculares, variações dos volumes filtrados, alterações da osmolaridade e ação de hormônios.
A preocupação basilar desse estudo é estudar a função renal, em especial o mecanismo de regulação da pressão do líquido extracelular (LEC), verificando a densidade, o volume e o Ph das urinas em estudo.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
* Recipiente coletor de urina * Urina * Proveta * Béquer * Fitas de PH Métodos:
Na prática realizada quatros dos alunos envolvidos no experimento esvaziaram totalmente a bexiga. Dividiu-se os quatro alunos em dois grupos (equipes). Um grupo apenas bebeu água (A); um outro grupo bebeu água e praticou