DIURESE AQUOSA NO HOMEM
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM
RELATÓRIO: DIURESE AQUOSA NO HOMEM
Teresina (PI)
2014
INTRODUÇÃO
Os rins são os meios primários para a eliminação de produtos indesejáveis do metabolismo que não são mais necessários ao corpo. Esses produtos incluem uréia (do metabolismo dos aminoácidos), creatinina (da creatina muscular), ácido úrico (dos ácidos nucléicos), produtos finais da quebra da hemoglobina (tais como a bilirrubina) e metabólicos de vários hormônios. Esses produtos indesejáveis devem ser eliminados do corpo tão rapidamente quanto são produzidos. Os rins também eliminam a maioria das toxinas e outras substâncias estranhas que são produzidas pelo corpo como ingeridas, tais como pesticidas, drogas e aditivos alimentícios (GUYTON; HALL, 2006).
O sistema urinário é constituído por: os rins - que produzem a urina; os ureteres ou ductos - que transportam a urina para a bexiga; bexiga - onde fica armazenado por algum tempo; e a uretra - através da qual é expelida do corpo.
Para a manutenção da homeostase, a excreção de água e eletrólitos deve ser cuidadosamente combinada com os respectivos ganhos. Caso o ganho exceda a excreção, a quantidade de água e eletrólitos no corpo aumentará. Caso o ganho seja menor que a excreção, a quantidade de água e letrólitos no corpo diminuirá. A entrada de água e muitos eletrólitos são controlados principalmente pelos hábitos na ingestão de sólidos e líquidos de um indivíduo, requerendo que os rins ajustem as taxas de excreção de várias substâncias com a respectiva quantidade ingerida. Os rins têm um papel dominante na regulação da pressão arterial a longo prazo pela excreção de quantidades variáveis de sódio e água (GUYTON; HALL, 2006).
O presente estudo tem como objetivo estudar a função renal, em especial o mecanismo de regulação da pressão osmótica do líquido extracelular (LEC).