ditatica
Uberaba 02/2013 carlos O Perfil do Educador e do Educando
Trabalho apresentado ao centro de ensino Superior de Uberaba – CESUBE, como Requisito parcial a conclusão da disciplina De Didática I do curso de Educação Física.
Prof.ª Eliana Freitas
Uberaba 2/2013
O PERFIL DO EDUCADOR E DO EDUCANDO
O Perfil do Educador
Perfil de um verdadeiro educador, e que ensinar não pode ser um puro processo, de transferência de conhecimento do ensinante ao aprendiz.
Ao pesquisar se constata, intervém e se educa. “Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade” (Ibidem, p.29).
Paulo Freire reconhece que em seu entendimento o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. A prática da pesquisa deve fazer parte da natureza docente da indagação, da busca.
Ensinar não é transmitir conhecimento, nem tampouco amoldar o educando num corpo indeciso e acomodado, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. E cabe ao professor continuar pesquisando para que seu ensino seja propício ao debate e a novos questionamentos.
A escola e os professores precisam respeitar os saberes dos educandos e sempre que possível, trabalhar seu conhecimento empírico, sua experiência anterior. Aconselha-se a discussão sobre os problemas sociais que as comunidades carentes enfrentam e a desigualdade que as cercam.
Quanto ao reconhecimento da identidade cultural, o respeito é absolutamente fundamental na prática educativa progressista. Um simples gesto do professor representa muito na vida de um aluno.
O professor que pensa certo deixa