Ditadura Nop Contexto Da Educa O

1680 palavras 7 páginas
Introdução
O trabalho apresentado tem como objetivo analisar as modificações ocorridas na educação brasileira durante a ditadura militar (1964-1985), expondo de forma crítica as influencia do período no modelo de educação contemporânea. O sistema educacional não tem o devido tratamento na sociedade brasileira, muitos afirmam que isso acontece por causa da cultura do país, outros pensam que é por causa da manipulação política e interesses econômicos vindos da elite conservadora.
Assim, chamaremos atenção à finalidade e os modelos de educação utilizados pelo Brasil naquela época, além de influências no sistema político e social na formação e atuação de professores, oferecendo respostas às duvidam que fossem intensificadas nas ultimas décadas.

Mudanças na história da educação brasileira
O período de 1964 a 1985 foi um dos mais importantes e transformadores da história educacional do Brasil. Foi uma época marcada pela força militar que tornou o ensino publico mais burocrático aplicando novas teorias e métodos pedagógicos que restringiam a autonomia dos professores e alunos, reprimindo muitas vezes à força qualquer movimento que “atrapalhasse” o pleno desenvolvimento dos ideais do regime político vigente, levando a educação brasileira a uma submissão incomparável.
Observamos as diversas reformas ocorridas desde o período da ditadura militar, levantando questões sobre as práticas docentes, a formação do professor e o grau de atenção dispensado pelo Estado na valorização de suas funções, bem como do sistema de ensino de uma forma geral.
Instalados no poder os militares junto com a elite conservadora se esforçavam para suprimir qualquer manifestação cultural que pudesse por em risco sua ideologia. Neste sentido, os militares não trouxeram qualquer benefício à educação e a cultura brasileira “... Somente uma visão bastante condescende com os ditadores poderia encontrar indícios de algum saldo positivo na herança deixada pela ditadura militar”. Ainda

Relacionados

  • Novos Paradigmas Para A Justi A Criminal
    138415 palavras | 554 páginas