Ditadura militar
(DITADURA MILITAR)
Se houve falar em uma Ditadura Militar que ocorreu no Brasil por volta do ano de mil novecentos e pouquinho, aonde foi um período que tudo era ditado, controlado, normas eram impostas com rigidez, para se fazer algo era necessário de uma autorização; foi um período de grandes repreensões. Esta é a idéia que o aluno passa a adquirir no ensino médio sobre o tal fato ocorrido.
Mas a partir de um momento que é realizada uma pesquisa mais avançada, buscando informações em diversas fontes ocorrendo assim um aprofundamento da questão, depara-se com uma realidade que vai alem do que os livros de ensino médio nos trazem.
Uma Ditadura que deixou marcas profundas na nação brasileira.
O poder. A busca incessante pelo domínio e a manutenção deste comando, trouxe para os brasileiros conseqüências irreparáveis.
Três grandes forças encarregadas de defender a sua nação, se voltam contra ela, em nome deste mais uma vez presente na ambição do homem O PODER; traçam os piores dias que serão vividos pelo povo brasileiro.
No dia 1 de abril de 1964 se inicia o retrocesso do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Esta descrição se estivesse sendo escrita meses após esta data, estaria colocando a própria vida em risco, todos aqueles que ousassem a criticar o sistema eram condenados a morte. Censura, fechamento de instituições de ensino, perseguições.
A liberdade foi excluída do vocabulário, coloca-se em seu lugar o medo. Famílias foram destruídas, pais, irmãos, torturados, assassinados, desaparecidos; muitas vidas foram cruelmente perdidas, tudo por conta de homens que se sentiam poderosos e que assim mandavam em tudo e em todos, tendo o direito de ceifar inúmeras vidas para manter um poder que a nada os levaram.
Mas nos tínhamos verdadeiros brasileiros, sonhadores de uma pátria que predominasse a paz, de um novo Brasil. Jovens, trabalhadores, cidadãos que eram apaixonados pela sua nação,