Henry ford
Com a morte da mãe, quando tinha apenas 13 anos, decidiu que mais nada lhe prendia àquelas terras. "Eu nunca tive qualquer amor especial pela fazenda — era a mãe na fazenda que eu amava." ².
Deixou sua casa aos 16 anos com destino à cidade de Detroit, com o intuito de trabalhar como aprendiz de operador de máquinas. Passando de empresa em empresa, viu sua experiência crescer consideravelmente. Até que em 1890, Ford se firmou como engenheiro maquinista na Edison Illuminating Company (Detroit) e, após ser promovido a Engenheiro Chefe, passou a ter tempo e dinheiro suficientes para poder trabalhar em seus motores à gasolina.
Com o aprimoramento de seus motores nascia o primeiro veículo automotor, o Quadriciclo, e com ele a Detroit Automobile Company. Por culpa de desentendimentos entre os diretores em instalar o modelo de produção em massa, a empresa fechou dois anos depois de sua criação.
Decidido a levar seu sonho em frente, Ford criou outra empresa e novamente falhou. Persistente até a última raiz de seus poucos cabelos, juntamente com o projetista Harold Wills, insistiu na construção de carros de corrida com o singelo 999. Com o sucesso do carro, ele criou a Ford Motor Company, onde pode finalmente instaurar o modelo de produção em massa que idealizava e a fabricação de um carro padronizado e relativamente barato, com o adicional de um baixo custo de manutenção e reparos.
Seu próximo carro, o inconfundível Modelo T, ou simplesmente “bigode”, foi um sucesso instantâneo entre os magnatas. Um automóvel de constituição simples, de chassi e cores únicos.
A grande demanda das fábricas obrigou que se