Ditadura Militar
A Ditadura Militar brasileira foi o período da política em que os militares passaram a governar o pais, entre 1964 e 1985. Esse regime de governo foi chamado de ditadura, porque os governantes não eram escolhidos pela população e quem discordava do governo poderia até ser preso. O período da Ditadura Militar no Brasil foi marcado pela falta de liberdade de expressão e censura total e e repressão a aqueles que não eram a favor do regime militar.
A ditadura teve início com o golpe militar que aconteceu no dia 31 de março de 1964, quando os militares assumiram o comando do país com um governo ditatorial por 21 anos. Ao todo foram cinco presidentes e uma equipe que governaram o Brasil até 1985: Castelo branco ( 1964-1967 ), Costa e Silva ( 1967-1969 ), Médici ( 1970-1974 ) Geisel ( 1974-1979 ) e Figueiredo ( 1979-1985 ).
Castello Branco no primeiro governo militar que deu inicio aos AI, as eleições indiretas para governadores, suspendo assim os direitos políticos dos cidadãos; cassação de mandatos entre outros,Costa e Silva, enfrentou greves e a explosão de movimentos sociais que protestavam como o movimento estudantil universitário,por motivos de saúde não cumpriu seu mandato até o final e foi afastado da presidência passando o poder, para o almirante Augusto Rademaker; general Lira Tavares; e brigadeiro Sousa e Melo. O general Médici foi considerado o mais repressivo dos ditadores e teve crescimento da dívida externa com Geisel teve a crise mundial do petróleo, recessão mundial, escassez de investimentos estrangeiros no país; Figueiredo decreta a Lei da Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos.
Durante a ditadura Proibiram as peças de teatro, censurou filmes, prenderam artistas, escritores, jornalistas, compositores etc. Sempre houve resistência ao regime: passeatas estudantis, guerrilha urbana e rural, mobilização dos operários,