Ditadura militar
Quem assumiu o governo foi o vice- presidente da época João Goulart, que na época da renuncia estava na china. Mas os militares eram contra a posse do cargo por Jango. Então o Governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, cunhado de Jango, começou com a chamada Campanha da Legalidade, a fim de garantir o direito previsto na Constituição de que na falta do Presidente, assume o candidato eleito a vice. Leonel foi até as rádios pedindo o apoio do povo, ele também conseguiu o apoio do comando militares do RS.
A solução encontrada pelo Congresso Nacional foi instaurar o sistema Parlamentarista, no qual o poder do Presidente fica limitado.
A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício no Rio de Janeiro, onde defende as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país.
Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.
O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de