Ditadura Militar
A ditadura militar foi uma época lamentável para a história brasileira, uma época sem opinião e expressão. O governo sempre implantava medidas que tornavam a vida do brasileiro cada vez mais difícil, como: o bipartidarismo que se permitia apenas dois partidos ARENA (apoiava o governo) e MDB (oposição moderada); AI-5 (ato institucional n°5) que dava ao presidente poder absoluto diante as leis e as principais lideranças políticas da oposição foram cassadas.
Com as medidas do governo, junto com a censura e apreensão de livros, o povo se revoltava cada vez mais; com grupos de oposição que promoviam grandes passeatas de protesto, que trouxeram varias prisões e torturas, porém, essas medidas só aumentaram os protestos, com a maioria estudantes que não agüentaram a censura e também com operários em greve, intelectuais e até outros políticos.
Apesar da grande violência física bruta, também eram usadas as propagandas para manipular o povo, tinham a intenção de mostrar uma idéia ditatorial como boa para todos.
Esse período obscuro de nossa história durou vinte anos, e tecnicamente é uma situação que ficou no passado, porém, hoje apesar de podermos votar, ainda existem situações que nos lembram daqueles tempos, como quando a protestos, alguns policiais partem para a violência e abusão do poder; políticos corruptos escapam de um julgamento justo e a população, tem que resolver os problemas, não com uma conversa civilizada com nossos governantes, mas sim com greves e passeatas (como antigamente). Designamos-nos como seres racionais, mas se fossemos realmente racionais e superiores, acredito que aprenderíamos com nossos erros para não cometermos de novo, entretanto não é isso que acontece até hoje.
Como era a Ditadura
Época: 1964 a 1985
Método de Atuação: Não havia eleições para a escolha do presidente; não havia a plena liberdade de expressão e opinião; a imprensa controlada pelo Estado autoritário (censura), que se encontrasse algo que não