DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E DE COMPORTAMENTO
APRESENTAMOS AQUÍ OS MAIS COMUNS
1. Disgrafia: Desordem de Integração Visual- Motora
É a dificuldade ou a ausência na aquisição da escrita.
2. Disortografia:
Dificuldade na expressão da linguagem escrita, revelada por fraseologia incorretamente construída e/ou palavras escritas de forma errada, associada geralmente a atrasos na compreensão e/ou na expressão da linguagem escrita.
3. Limitrofia:
Limitação de autonomia Psicossocioambiental, que pode ser temporária;
Caracteriza-se por dificuldade de concentração, falta de equilíbrio e/ou coordenação motora, problemas de articulação para fala e dificuldades na aquisição da leitura.
4. Dislalia:
Má pronúncia das palavras, omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou distorcendo-o, ou ainda trocando sílabas. Os sintomas da dislalia consistem em omissão, substituição, acréscimo ou deformação dos fonemas.
5. Dislexia:
Dificuldade na aquisição de linguagem;
São quatro tipos de dislexia dentro da psicopedagogia: Dislexia congênita ou Inata – nasce com o indivíduo; Dislexia Adquirida: Vem por meio de um acidente qualquer, como por exemplo- ANOXIA(diminuição ou ausência de oxigenação no cérebro); Dislexia Ocasional: Causada por fatores externos e que aparecem ocasionalmente. Pode ser causada por esgotamento do sistema nervoso/estresse, excesso de atividade.
6. DDA- Desordem de Deficit de Atenção; O indivíduo com DDA apresenta desenvolvimento normal e QI, de médio a superior, mesmo assim tem baixo desempenho escolar, não consegue fixar o que aprende e, em casos mais graves não consegue a aprender. Pode também ter um aprendizado satisfatório, mas ser disperso ou desatento, hiperativo ou extremamente tímido ou então alternando hiperatividade e retração.
7. TDAH – Transtorno do Deficit de Atenção/ HIPERATIVIDADE: Apresenta basicamente os mesmos sintomas da DDA. É