Distrofia Muscular
Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica
Disciplina de Citologia e Histologia
Professora Responsável: Eliane Aguiar
Aluna: Stéfany Caroline de Melo Correia
Distrofia Muscular
1 - O que é Distrofia muscular?
Distrofia muscular se refere ao grupo de doenças genéticas nas quais os músculos que controlam o movimento enfraquecem progressivamente. No geral, apenas os músculos de movimentos voluntários são afetados, mas algumas formas dessa doença também podem atingir o coração e outros órgãos de movimentos involuntários.
2 - Causas
Centenas de genes estão envolvidos na produção de proteínas que protegem as fibras musculares de danos. A distrofia muscular ocorre quando um desses genes está com defeito. Cada forma de distrofia muscular é causada por uma mutação genética específica. Muitas destas mutações são herdadas, mas algumas podem ocorrer espontaneamente no óvulo da mãe ou no embrião em desenvolvimento. 3- Tipos de Distrofia Muscular:
Há nove principais formas de distrofia muscular:
3.1- Miotônica → O nome refere-se a um sintoma chamado miotomia, que é um prolongado espasmo ou enrijecimento dos músculos após o uso. Este sintoma é geralmente pior em temperaturas frias. A doença provoca fraqueza muscular e também afeta o sistema nervoso central, coração, trato gastrointestinal, olhos e glândulas produtoras de hormônios.
3.2 - Duchenne → Afeta apenas pessoas com cromossomo Y. Os músculos diminuem de tamanho e crescem mais lentamente com o passar dos anos, ficando enfraquecidos. A progressão da doença é variável, mas muitas pessoas com Duchenne precisam de uma cadeira de rodas até a adolescência.
Problemas respiratórios e cardíacos graves marcam os estágios mais avançados da doença.
3.3 - Becker → Afeta apenas pessoas com cromossomo Y. É comum a doença se manifestar entre os dois e 16 anos, mas pode ser que ocorra mais tardiamente. A gravidade da doença varia e as complicações mais comuns são cardíacas.
3.4 - Distrofia