Distribution requirements planning
PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE DISTRIBUIÇÃO
Resumo
Em um ambiente competitivo caracterizado pela contínua inovação e criação de novas estratégias das empresas que neste ambiente atuam um fator determinante para o sucesso das mesmas é a utilização dos sistemas informatizados para gerenciamento da empresa. Este artigo tem por objetivo analisar e ressaltar a importância da utilização de um método eficaz para planejamento e controle dos estoques e distribuição, permitindo uma projeção estruturada do futuro do empreendimento. O presente artigo utilizará do método de DRP, ou planejamento das necessidades de distribuição como método para controle dos mesmos.
Palavras-chave: DRP, Estoques, Distribuição.
1 INTRODUÇÃO
O gerenciamento de estoques envolve atividades de planejamento, organização e controle do fluxo de materiais e produtos de uma empresa. As decisões sobre estoques envolvem questões como o melhor momento para adquirirem-se materiais ou mercadorias, como as combinações de compras devem ser estruturadas e ainda o manuseio de materiais e estoques de mercadorias apos o seu recebimento. Uma das principais preocupações do gerenciamento de estoques está relacionada com o controle de custos e materiais e estoques que representam um elevado percentual dentro dos custos da organização. Este artigo tem por objetivo mostrar o gerenciamento de estoques e distribuição como importantes ferramentas de gestão das empresas. Apresenta-se também o DRP como um método eficaz para que este gerenciamento aconteça de forma correta e lucrativa.
2 O DRP
Segundo Feingin (1999), o planejamento de distribuição de recursos ou planejamento das necessidades de distribuição, como também é conhecido, tem por objetivo três funções principais:
• Melhorar os níveis de serviço ao cliente, antecipando a demanda do cliente na distribuição, centros e