Distribuição
1) Como a empresa pode utilizar terceiros (intermediários) e mesmo assim manter controle de informações de vendas e ações nos clientes?
R: Antes de mais nada, definir bem o papel do terceiro com um todo;
Programar treinamentos internos e externos pois quem contrata deve orientar o terceirizado em relação ao seu produto e ao serviço a ser prestado. O controle das atividades do terceirizado deve ser feito por um funcionário eleito da contradada para que aplique as sanções devidas como advertências verbais, suspensões e até demissões.
O controle deve ser através de relatórios de posicionamento de atividades com data de inicio e término (período pré determinado) para que se apure os resultados obtidos no período encontrando assim novos parâmetros para melhorar o desempenho se for o caso.
Uma supervisão deve ser instituída pela contratante do serviço para que, através de visitas aleatórias, apure o nível de satisfação e atendimento por parte do seu terceirizado.
2) Você concorda com a estrutura implementada pela empresa, separando canais de atendimento a grandes clientes x pequenos varejistas e grandes cidades x pequenos municípios? Comente.
R: Sim. Se pensarmos na Logística para grandes cidades onde a mercadoria irá direto para os grandes varejistas, sua comercialização será diretamente proporcional ao fluxo de consumidores tendo em vista a grande concentração nestes grandes centros e em contrapartida, os pequenos varejistas estão na maioria dos casos, localizados em n pequenas cidades, obrigando um processo Logístico mais leve, porém mais dinâmico evitando assim o gargalo nas entregas e proporcionando maior pulverização nos PDVs.
3) A empresa é expert na distribuição de produtos refrigerados, mas com pouco conhecimento de outros produtos. Qual sua sugestão para a distribuição dos produtos UHT. Junto ou separado do iogurte refrigerado? Justifique sua resposta.
R: Acreditamos que a distribuição deve ser separada por