distribuição de materia
Transporte de substâncias nas Plantas
As plantas transportam substâncias – água e sais minerais - da raiz até às folhas, para garantir a síntese de compostos orgânicos, e posteriormente esses compostos são distribuídos a todas as células.
As plantas que não possuem tecidos especializados na condução de substâncias designam-se de Avasculares.
A água movimenta-se por osmose;
Os produtos da fotossíntese e os sais minerais absorvidos movimentam-se por difusão simples, difusão facilitada e transporte ativo entre as células da planta.
As plantas vasculares possuem dois tipos de tecidos especializados no transporte (feixes condutores).
O xilema, que conduz a água e os sais minerais (seiva bruta ou seiva xilémica), desde a raiz até às folhas – local da fotossíntese;
O floema, que transporta em solução os compostos orgânicos da fotossíntese (seiva elaborada ou seiva floémica) a todas as partes da planta.
O xilema e o floema encontram-se em todos os órgãos das plantas (raiz, caule e folha), onde se associam formando os feixes condutores.
Translocação
Movimento de compostos orgânicos e inorgânicos (água e sais minerais) ao longo da planta, quer a curtas distâncias (de célula para célula) quer a longas distâncias (ao longo da planta), através de tecidos condutores.
Tecidos Vasculares ou Condutores
O xilema e o floema são tecidos complexos, pois são formados por diferentes tipos de células especializadas em funções específicas.
Tecidos Vasculares – Xilema
O xilema, também chamado tecido traqueano ou lenho, está especializado no transporte de água e de sais minerais.
Na maioria das plantas este tecido é constituído por quatro tipos de células.
Os elementos condutores, células mortas onde circula, a água e os sais minerais.
Podem ser dois tipos: tracóides e elementos de vasos.
Tracóides – células mortas de paredes lenhificadas, longas e de extremidades afiladas, as quais contactam entre si, formando tubos que