Contrastes na distribuição das matérias-primas e fontes de energia
Trabalho realizado por:
Matérias-primas
A grande maioria dos produtos que utilizamos derivam de materiais existentes na natureza, o Homem extrai, elabora e transforma-os até convertê-los nos bens que consome. Os materiais que se encontram na natureza indispensáveis para convertê-los em bens são denominados Matérias-primas (ex. ferro, ouro, trigo, lã).
As matérias-primas de primeiro tipo obtêm-se por meio da Exploração mineira e a Pesca, as do 2º tipo derivam da Agricultura, Criação de gado e da Indústria.
Exemplos de matérias-primas…
Fontes de energia
As fontes de energia são produtos que proporcionam luz, calor, electricidade e movimento mecânico de materiais. Muitos actuam como combustíveis. Até o século XX a grande parte de energia provinha do carvão. Depois passaram a ser os hidratos de carbono (gás natural e petróleo). Como estas são fontes de energia não renováveis, começou-se a dar importância a outras fontes de energia, renováveis e inesgotáveis como o sol, vento, força das marés, etc. Cerca de 43% da energia produzida é proveniente do petróleo, 31,5% deriva do carvão, 21,5% do gás natural, 2,5% energia hidroeléctrica e 0,2% de energias alternativas (sol, vento).
Exemplos de fontes de energias não renováveis
Recurso Natural
Um Recurso Natural é tudo o que existe na Natureza e serve para satisfazer as necessidades da Humanidade.
Recursos naturais renováveis: materiais explorados pelo Homem que podem ser substituídos de tempos a tempos. Como fontes de energia renováveis temos a energia eólica, a energia solar, a energia das ondas do mar...
Recursos naturais não renováveis: materiais explorados pelo Homem que acabam se intensamente explorados e que para se renovarem é necessário muito tempo. São exemplos disso o carvão, o petróleo, o gás natural, muitos minerais e rochas...
Exemplos de matérias-primas