Distribuição atómica molecular
Introdução 2
1. Molécula 2
2. Principais Ligações Moleculares 3
2.1 Ligação Iónica. 3
2.2 Ligação Covalente 4
2.3 Ligação Metálica 5
3.1 Estado sólido da matéria 5
3.2 Estado líquido da matéria. 5
3.3 Estado gasoso da matéria. 6
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução
A distribuição espacial dos átomos que formam uma molécula depende das propriedades químicas e do tamanho desses átomos.
Átomos muito eletronegativos (com forte tendência a receber elétrons) formam ligações classificadas como covalentes, que apresentam aspecto simétrico e equilibrado. Quando alguns dos átomos têm maior afinidade sobre os elétrons compartilhados, a distribuição espacial é deformada e modificam-se os ângulos da ligação, que uando a teoria atômica começou a ser delineada, dava-se o nome de átomo a qualquer entidade química aparentemente fundamental e indivisível.
Certas discrepâncias observadas no comportamento dos gases e em sua adequação a leis gerais enunciadas no século XVIII levaram, contudo, à enunciação do conceito de átomo como unidade básica de um elemento químico, distinguindo-o da molécula, porção fundamental de todo composto, obtida em geral pela união de vários átomos por ligações de natureza diferente.passa a ser polar.
1. Molécula
Molécula, grupo de átomos cuja ligação suficientemente forte os caracteriza como uma identidade estável, é a menor parte de uma substância pura que mantém suas características de composição e propriedades químicas. Pode ser formada por um único átomo (He), por mais de um átomo do mesmo elemento (O2), ou por átomos de elementos diferentes (H2O).
São as moléculas, e não seus átomos componentes, que determinam as propriedades químicas das substâncias. Uma molécula se caracteriza pela natureza dos átomos que a integram, pela relação de proporção entre esses átomos e pelo seu arranjo dentro da molécula.
Uma ligação entre dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), por exemplo, forma uma molécula de água,