Distorções Harmonicas Qualidade de Energia
Laboratório de Qualidade da Energia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO – Goiânia – Goiás – Brasil
Abstract Present works, about harmonic distortion, has like an objective shows differences between electronic and magnetic reactor, when considered electric quality with each other change.
Keywords Distortion, Harmonic, Energy Quality, Reactor.
Resumo O presente trabalho, sobre distorções harmônicas, tem como objetivo mostrar as diferenças entre os reatores eletrônico e magnético, quando levamos em consideração a qualidade da energia elétrica que cada um altera.
Palavras-chave Distorção, Harmônica, Qualidade da Energia, Reator.
1 Introdução
Neste trabalho foram abordados assuntos relacionados a distorções harmônicas na energia elétrica. No laboratório foram realizadas duas montagens para verificarmos a qualidade da energia quando alimentarmos um reator magnético e eletrônico. Verificou-se que o reator magnético apresenta um maior consumo de energia, já no reator eletrônico esse consumo foi menor, mas verifica-se uma grande perda de qualidade da energia pelas maiores distorções apresentada.
2 Objetivo
Realizar as medições de potência ativa, reativa, aparente e distorcida através do analisador de qualidade de energia da Fluke. Para isso foram coletados dados de tensão e corrente para avaliarmos as potências e distorções presentes. Através do software MatLab determinar os cálculos das grandezas envolvidas na análise bem como seus gráficos.
3 Fundamentação Teórica
De acordo com [1] uma distorção de forma de onda é dita harmônica quando a deformação se apresenta de forma similar em cada ciclo da frequência fundamental. Neste caso, seu espectro contém apenas frequências múltiplas inteiras da fundamental. Esse tipo de deformação periódica geralmente é imposta pela relação não-linear tensão/corrente