Dissertação do filme Tempos Modernos
O filme: Tempos Modernos com Charles Chaplin nos mostra o tratamento desumano à classe trabalhadora (o proletariado).
Os burgueses, que eram os donos dos meios de produção, exploravam muito essa mão-de-obra que era tão miserável. Faziam- os trabalharem em extensas carga horárias para aumentar a produtividade nas suas empresas, sem contar com as condições subumanas em que se encontravam.
Desde a revolução industrial foi constante a luta por melhores condições de trabalho ( melhores salários, carga horária menor , higiene e segurança).
Há um momento no filme que mais arrancou gargalhadas dos expectadores, que foi quando apareceu uma engenhoca para que fosse usada pelos operários em suas refeições, que deu mais problemas do que trouxe soluções.
Podemos perceber o tamanho da preocupação dos proprietários, em diminuir o tempo de almoço dos trabalhadores para que esse tempo economizado fosse aproveitado para uma imediata volta ao trabalho em busca de uma maior produtividade e conseqüentemente maiores lucros.
Naquela época não havia nenhuma preocupação com a condição humana, mas os proprietários tinham uma grande preocupação, a de estarem sempre buscando inovações para que o homem fosse substituído por máquinas que seriam controladas por uma mão- de- obra qualificada ,fazendo com que muitos fossem dispensados.
No primeiro momento do filme é mostrada a cena que muitas ovelhas caminham juntas como se fossem ser abatidas e em seguida uma multidão se atropelando como se caminhassem para a morte. Isso nos mostra o quanto o ser humano é tratado como um animal pela sociedade.
O capitalismo é tão atual hoje, como era naquela época o tema mais discutido .
Um poder minoritário sobre a maioria, um chefe que controla a todos através de um telão sempre pedindo cada vez mais produção. O lucro é mais importante e o homem se transforma em máquina, pois engenhocas são inventadas para que o trabalhador não precise parar, nem mesmo