dissertativo
ELINE PORTO
1. Introdução
No ano de 1996 a Educação Física Escolar sofreu uma reformulação com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB no. 9.394/96). Após a lei ter sido sancionada, as discussões e debates acerca da Educação Física nas séries iniciais vêm se intensificando. Segundo a chamada nova LDB (Art. 26, §3o), “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”. Mesmo com esse significativo avanço é importante que façamos uma reflexão quanto ao real espaço e importância da educação física nos primeiros ciclos da educação.
O interesse pela Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental surgiu durante nossa enriquecedora vivência nas aulas de educação física nas escolas onde realizamos o nosso estágio obrigatório. As experiências que tivemos durante as aulas nos fizeram atentar ao fato de como a postura e o grau de comprometimento do professor pode influenciar tanto de forma positiva como de forma negativa o desempenho do aluno.
Entendemos que esse tema torna-se relevante à medida que a educação física escolar vem sofrendo diversas transformações ao longo dos anos e, neste caminho de grandes mudanças Fontoura (1992) ressalta que os aspectos ligados as questões sociais, econômicas, políticas e culturais da sociedade estão ocorrendo num ritmo acelerado, e estas modificações podem ser observadas no grande número de atribuições e exigências as quais um professor é submetido.
2. Objetivos
Tratando especificamente da Educação Física Escolar, e tendo em vista os debates e discussões ocorridos ao longo do curso, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância e o papel do professor nas aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino