Dissertativa Arte e Movimento - Anhembi Morumbi
279 palavras
2 páginas
Texto: "(...) os professores adeptos do 'deixar fazer' nunca explicam nem propõem nada, deixando (ou abandonando?) as crianças 'livres' (ou desamparadas?) para fazer o que quiserem: 'O tema é livre, vocês podem desenhar o que quiserem'". (ALMEIDA, C. M de C. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, S. (org.). O ensino das artes: construindo caminhos. São Paulo: Papirus, 2012, p. 30) Com base na afirmativa acima, explique as implicações de práticas do ensino de arte embasadas no chamado "espontaneísmo" e por que a abordagem triangular é uma proposta que é oposta ao "deixar fazer na aulas de arte" e contribui para o desenvolvimento de aprendizagens significativas no ensino de Artes. (OBS: É importante que sua resposta apresente diálogo com a leitura e estudo das unidades da disciplina e apresente uma resposta reflexiva, com argumentação, redação própria e clareza de ideias. A atividade pode ser elaborada a partir da leitura e estudo das unidades 1, 2, 3)
A abordagem triangular, desenvolvida por Ana Mae Barbosa, proporciona um ensino que leve à busca e descoberta do conhecimento e ao questionamento. O aluno e o professor devem interagir sempre.
Esta abordagem tem como objetivo a integração entre o fazer, a apreciação e a contextualização artística.
Diferente ao espontaneísmo, a abordagem triangular possibilita criar um espaço de reflexão, a arte é utilizada como forma de conhecimento. Já o espontaneísmo visa somente a capacidade criativa, não tendo essa interação com o outro.
Não é necessário escrever mais nada além disso. Mas caso queira, é só reler as unidades 1, 2 e 3 da disciplina de Arte e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi. Curso de pedagogia online.
Esta é a resposta da atividade